Tenho dificuldade em controlar minhas emoções

Tenho dificuldade em controlar minhas emoções. Por que isso acontece?
Se você anda perdendo a paciência com coisas simples do dia a dia, como quebrar um copo lavando louça, não encontrar as chaves de casa ou até mesmo quando seu pet faz as necessidades em um lugar diferente, talvez seja a hora de refletir sobre o assunto.
Irritar-se com pequenos acontecimentos que não estavam nos nossos planos pode ser bastante comum, mas há um sinal de alerta quando essa irritação vem junto com explosões de raiva ou choro incontrolável.
Mas, afinal, quando as emoções nos dominam desse jeito, o que podemos fazer? Será apenas uma fase – causada, muito provavelmente, pelo estresse – ou algo a ser levado à sério? É o que descobriremos nas linhas abaixo. Então, que tal pegar um cafezinho e aproveitar alguns minutos de leitura?
O que costuma influenciar nossas emoções?
Bem, antes de mais nada precisamos deixar claro que algumas pessoas simplesmente nascem mais sensíveis do que outras. Para elas, chorar com pequenos acontecimentos é algo relativamente normal e que já faz parte de sua identidade.
No entanto, em boa parte dos casos, o passado e a maneira como fomos criados costuma desempenhar um papel crucial no modo como lidamos com nossas emoções.
Quando crianças, por exemplo, aprendemos a regular nossos sentimentos com base nos adultos ao nosso redor. Se estamos em um ambiente onde somos incentivados a expressar o que sentimos e onde nossas emoções são validadas, crescemos como indivíduos mais seguros. Porém, o mesmo não acontece quando somos fortemente reprimidos.
Nesses casos, há quem simplesmente “desligue” ou desconecte-se da realidade quando algo dá errado e o mundo parece “esmagador”. Há também quem recorra ao álcool, drogas ou à comida como um meio de entorpecer-se de suas emoções.
O que precisamos entender é que tanto as emoções boas quanto as ruins fazem parte do ser humano, cumprindo uma função importante: nos moldar para que sejamos mais fortes e seguros.
Por que me sinto incapaz de controlar minhas emoções?
Chorar é uma maneira perfeitamente normal e saudável de expressar tristeza. E pode nos fazer muito bem, tanto física como mentalmente. Já notou aquela calma que surge logo após um bom choro? Você pode agradecer suas lágrimas por isso. Quando choramos, as lágrimas eliminam os hormônios do estresse, como o cortisol e outras toxinas, gerando uma sensação de paz.
No entanto, se o seu choro parece incontrolável e ocorre quase todos os dias, pode ser um sinal de que você está enfrentando um quadro de depressão. Nesse caso, é fundamental procurar a ajuda de um terapeuta.
Mas, afinal, como lidar com as emoções de forma saudável?
O primeiro passo para se tornar emocionalmente saudável é ter mais atenção às suas emoções. As nossas emoções também são sentidas no corpo. Logo, quando focamos nelas, podemos começar a aproveitar suas influências no campo físico (é exatamente por isso que cada vez mais pessoas passam a praticar meditação, por exemplo).
Quanto mais praticamos a conexão com nosso corpo e nossas emoções, mais percebemos que nossos sentimentos são como ondas passageiras. Eles vêm, atingem o pico e depois passam. Nossa tarefa é simplesmente aprender a nos relacionar com eles.
Rotular nossas emoções também nos ajudar a diminuir a angústia que elas podem gerar. Para fazer isso, podemos procurar pistas sobre a emoção que estamos experimentando e fazer perguntas como:
Todas essas perguntas podem nos ajudar a formar uma imagem do que sentimos. Uma vez que temos uma compreensão de que emoção estamos experimentando, nos tornamos muito melhor equipados para tomar medidas saudáveis para cuidar de nós mesmos.
Embora todas essas dicas possam ajudá-lo a se mover na direção certa para aproveitar suas emoções de maneiras mais saudáveis, se você está constantemente lutando contra elas, a terapia é o lugar perfeito para aliviar sua mente e o seu coração.